quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vigas Vagão

Pesquisa sobre Vigas Vagão / Jefferson F. Silva / RA: 20364668

Vigas Vagão

O sistema chamado de viga vagão formado por uma viga principal com seção retangular e um ou dois montantes vinculados a tirantes fixados nas extremidades da peça, passando pela parte inferior dos montantes, é uma interessante opção para uso em sustentação de fôrmas para concreto. Resulta em um sistema leve, de fácil manuseio, boa rigidez e de boa capacidade mecânica. Neste trabalho avaliou-se este sistema de forma numérica e experimental. As posições de fixações dos tirantes e montantes, bem como a relação entre vão e comprimento dos montantes foram os parâmetros considerados para entender a eficiência do sistema.



Casa Grelha
Suspensa sobre o vale e fundida nos morros, residência parece flutuar entre as copas das árvores

Estrutura:

A casa é organizada em uma grelha estrutural com módulos de 5,5 m x 5,5 m. Esta grelha se apoia em pilares de concreto e fica inteiramente solta do terreno, o que possibilita a construção de uma casa térrea, num terreno bastante acidentado. Como a casa está implantada num vale, é possível passar por baixo da enorme estrutura. Para se evitar uma grande quantidade de pilares sob a casa, vigas-vagão de aço, com 11 metros de comprimento, foram instaladas, diminuindo o número de pilares que chegam ao terreno para pouco mais da metade. Com um pino central, três cabos tencionados e formato triangular, esta viga funciona de forma semelhante à de uma tesoura de telhado invertida. O pino recebe a carga do pilar imediatamente acima e os cabos a transferem para as pontas desta viga, de onde a carga é passada para os pilares que chegam até o solo.

Ponte Suspensa de Wendel Bollman

Ponte de inclinação Bollman em Elysville (agora Daniels), Maryland, construído em 1853-1854. (Foto cortesia de Maryland Historical Society.)




Ponte sobre Quincy Bay

Chicago, Burlington e Quincy Railroad ponte sobre Quincy Bay (braço do rio Mississippi) em Quincy, Illinois. O pivô draw-span foi formada por duas treliças de convés Bollman apoiadas em suas extremidades exteriores por cadeias de suínos. A ponte foi construída em 1867-1868 pela ponte de Detroit e Iron Co., Bollman licenciado. (Clarke, Conta da Ponte Ferroviária de Ferro ... em Quincy, Illinois.)






Um comentário:

  1. Conceituação fraca: -0,2
    Faltou comentar mais cada obra e mostrar nelas a necessidade do uso das vigas vagão: -0,4
    Nota: 1,4

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