Pesquisa sobre Vigas Vagão / Jefferson F. Silva / RA: 20364668
Vigas
Vagão
O sistema
chamado de viga vagão formado por uma viga principal com seção retangular e um
ou dois montantes vinculados a tirantes fixados nas extremidades da peça,
passando pela parte inferior dos montantes, é uma interessante opção para uso em
sustentação de fôrmas para concreto. Resulta em um sistema leve, de fácil
manuseio, boa rigidez e de boa capacidade mecânica. Neste trabalho avaliou-se
este sistema de forma numérica e experimental. As posições de fixações dos
tirantes e montantes, bem como a relação entre vão e comprimento dos montantes
foram os parâmetros considerados para entender a eficiência do sistema.
Casa Grelha
Suspensa sobre o vale e fundida nos morros, residência parece flutuar entre as copas das árvores
Suspensa sobre o vale e fundida nos morros, residência parece flutuar entre as copas das árvores
Estrutura:
A casa é organizada em uma grelha
estrutural com módulos de 5,5 m x 5,5 m. Esta grelha se apoia em pilares de
concreto e fica inteiramente solta do terreno, o que possibilita a construção
de uma casa térrea, num terreno bastante acidentado. Como a casa está implantada
num vale, é possível passar por baixo da enorme estrutura. Para se evitar uma
grande quantidade de pilares sob a casa, vigas-vagão de aço, com 11 metros de
comprimento, foram instaladas, diminuindo o número de pilares que chegam ao
terreno para pouco mais da metade. Com um pino central, três cabos tencionados
e formato triangular, esta viga funciona de forma semelhante à de uma tesoura
de telhado invertida. O pino recebe a carga do pilar imediatamente acima e os
cabos a transferem para as pontas desta viga, de onde a carga é passada para os
pilares que chegam até o solo.
Ponte
Suspensa de Wendel Bollman
Ponte de inclinação Bollman
em Elysville (agora Daniels), Maryland, construído em 1853-1854. (Foto cortesia
de Maryland Historical Society.)
Ponte
sobre Quincy Bay
Chicago, Burlington e Quincy
Railroad ponte sobre Quincy Bay (braço do rio Mississippi) em Quincy, Illinois.
O pivô draw-span foi formada por duas treliças de convés Bollman apoiadas em
suas extremidades exteriores por cadeias de suínos. A ponte foi construída em
1867-1868 pela ponte de Detroit e Iron Co., Bollman licenciado. (Clarke, Conta
da Ponte Ferroviária de Ferro ... em Quincy, Illinois.)
Conceituação fraca: -0,2
ResponderExcluirFaltou comentar mais cada obra e mostrar nelas a necessidade do uso das vigas vagão: -0,4
Nota: 1,4