domingo, 25 de maio de 2014

Pesquisa de Campo - Grupo (Raphael Artagoitia, Felipe Neves, Bruno Vallim, Caio Cezar, Guilherme Cezário)

Pesquisa de Campo





  • Local: Rua Helena , 368, São Paulo Sp.
  • Edifício : Atrium




  • Local: Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Pirenópolis Góias.
  • Edifício : Cúpula Sala de Aula – Tijolo de solo cimento cru

Pesquisa de Campo-Associatividade

- Como funcionam? Por que e como surgiram?












As estruturas em arco surgiram na arquitetura Romana, com a necessidade de criar vãos maiores em suas construções precisaram eliminar a força de flexão das vigas, criando desta forma a estrutura em arco. Aumentando a curvatura da estrutura no sentido oposto ao diagrama de esforços de momento fletor consegue-se anular o efeito de flexão na estrutura.



- Quais são as suas principais vantagens e desvantagens, quando 
comparadas a outros sistemas estruturais?
Em geral os arcos hiperestáticos são mais econômicos que os arcos isostáticos, porém os esforços solicitantes dos arcos hiperestáticos são bastante sensíveis a recalques de apoio e à variação de temperatura, podendo sofrer alterações significativas. Dentre os arcos hiperestáticos o mais econômico é o engastado. Entretanto os arcos engastados são aconselháveis quando não são previstos recalques de apoios. Quando há recalques de apoio os arcos triarticulados ou atirantados são os recomendáveis. A presença de recalques de apoio provocam podem provocar grandes alterações na distribuição dos esforços interno ao longo da estrutura do arco.
Quando são previstos pequenos recalques é aconselhável o emprego de
arcos biarticulados ou atirantados. O arco atirantado é bastante empregado devido ao fato de possuir as vantagens das estruturas isostáticas e hiperestáticas simultaneamente, pois comporta-se como uma estrutura hiperestática internamente, e apresenta um comportamento similar ao de estruturas isostáticas em relação aos recalques de apoio.
A escolha entre arco atirantado e triarticulado, normalmente é atribuída a
opção de ocorrer ou não a presença de vão livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário