As vigas vagão
Um vão vencido pelos cabos. Esse é o princípio da
viga vagão, um sistema composto por barra horizontal, montantes e cabos. Esse
nome deve-se ao fato de que esse tipo de viga serviu durante muito tempo como
elemento estrutural de sustentação de vagões de trens. Nesse caso o empuxo
horizontal que todo cabo aplica aos apoios é absorvido pela própia viga,
resultando em apenas cargas verticais nos apoios.
A viga vagão pode ter um ou mais montantes;
conforme aumenta o número de montantes, varia a forma do cabo. Com um único
montante a forma do cabo é triangular, com dois é um trapézio, tendendo no
limite à forma de uma parábola.
No caso de um único montante a viga vagão
confunde-se com uma treliça com barra tracionada composta por cabo. A partir
daí, a treliça distingue-se da vagão pela necessidade de diagonais que desenhem
triângulos, sendo essa a grande vantagem da treliça. Por ter as barras
dispostas em triângulos(figura mais estável), pode ter todos os seus nós
articulados, o que leva a ocorrer nas barras apenas esforços de tração e
compressão axiais. A configuração das barras das treliças em triângulos a leva
a ser mais rígida que a viga vagão de mesmos vão e altura.
As vigas vagão possuem cabos de aço tensionados
para reduzir a seção das mesmas, redistribuindo e diminuindo os momentos
fletores. Com isso possibilitam vencer vãos maiores com menores espessuras de
vigas.
Obras
Monotrilho:
Cada suporte conta com um ou dois pilares, capitel e viga-guia. Ao todo, a
linha terá mais de 1.791 vigas. Em média, as peças de concreto armado pesam 90
toneladas e variam de 16 a 31 metros de comprimento, com 2,2 metros de altura e
80 centímetros de largura. São formadas por 32 m³ de concreto e 5 mil kg de
aço.Cada viga-guia exige um trabalho de logística intenso para que sejam
transportadas em segurança, da fábrica localizada no município de Cajamar até o
local das obras. Segundo os engenheiros responsáveis, esse é o maior desafio da
obra. Outro desafio encontrado é a fabricação das vigas-guia, pois cada viga
segue rigorosamente as determinações e peculiaridades de cada etapa do trajeto,
acompanhando a topografia do local.
A Arena de Armstrong mais uma vez vem provar que a
madeira é um excelente material de construção, tanto como estrutura, como
contra fogo, isolamento acústico e térmico e possibilita qualquer design
arquitetônico. As vigas vagão possuem cabos de aço tensionados para reduzir a
seção das mesmas, redistribuindo e diminuindo os momentos fletores. Com isso
possibilitam vencer vãos maiores com menores espessuras de vigas.
A casa grelha de madeira está apoiada em um conjunto de pilares de concreto e está
engastada no morro em duas laterais, quase como se brotasse do solo. Nesse ponto
de contato o terreno é desenhado por grandes muros de gravidade executados com
pedras retiradas do próprio local. Para evitar um número excessivo de pilares
nos 2000m2de projeção da estrutura, e para se conseguir visuais mais abertas no
jardim inferior, ensaiou-se a utilização de grandes vigas vagão a cada dois
módulos, executadas em aço cor-ten e com 11m de comprimento cada. Essas vigas,
juntamente com o paisagismo, formam um conjunto importante desta obra.
Conceituação fraca: -0,2
ResponderExcluirOnde estão as vigas vagão no monotrilho? -0,4 (a explicação só fala em vigas guia, e não em vigas vagão)
Faltou mostrar foto de aplicação na Casa Grelha: -0,1
Nota: 1,3