quarta-feira, 7 de maio de 2014

VIGAS VAGÃO - AMANDA GASPARINI - 20148095/ MILENA RUIZ FRANÇA - 20166418

As vigas vagão
Um vão vencido pelos cabos. Esse é o princípio da viga vagão, um sistema composto por barra horizontal, montantes e cabos. Esse nome deve-se ao fato de que esse tipo de viga serviu durante muito tempo como elemento estrutural de sustentação de vagões de trens. Nesse caso o empuxo horizontal que todo cabo aplica aos apoios é absorvido pela própia viga, resultando em apenas cargas verticais nos apoios.
A viga vagão pode ter um ou mais montantes; conforme aumenta o número de montantes, varia a forma do cabo. Com um único montante a forma do cabo é triangular, com dois é um trapézio, tendendo no limite à forma de uma  parábola.
No caso de um único montante a viga vagão confunde-se com uma treliça com barra tracionada composta por cabo. A partir daí, a treliça distingue-se da vagão pela necessidade de diagonais que desenhem triângulos, sendo essa a grande vantagem da treliça. Por ter as barras dispostas em triângulos(figura mais estável), pode ter todos os seus nós articulados, o que leva a ocorrer nas barras apenas esforços de tração e compressão axiais. A configuração das barras das treliças em triângulos a leva a ser mais rígida que a viga vagão de mesmos vão e altura.
As vigas vagão possuem cabos de aço tensionados para reduzir a seção das mesmas, redistribuindo e diminuindo os momentos fletores. Com isso possibilitam vencer vãos maiores com menores espessuras de vigas.

 Obras



Monotrilho: Cada suporte conta com um ou dois pilares, capitel e viga-guia. Ao todo, a linha terá mais de 1.791 vigas. Em média, as peças de concreto armado pesam 90 toneladas e variam de 16 a 31 metros de comprimento, com 2,2 metros de altura e 80 centímetros de largura. São formadas por 32 m³ de concreto e 5 mil kg de aço.Cada viga-guia exige um trabalho de logística intenso para que sejam transportadas em segurança, da fábrica localizada no município de Cajamar até o local das obras. Segundo os engenheiros responsáveis, esse é o maior desafio da obra. Outro desafio encontrado é a fabricação das vigas-guia, pois cada viga segue rigorosamente as determinações e peculiaridades de cada etapa do trajeto, acompanhando a topografia do local.


A Arena de Armstrong mais uma vez vem provar que a madeira é um excelente material de construção, tanto como estrutura, como contra fogo, isolamento acústico e térmico e possibilita qualquer design arquitetônico. As vigas vagão possuem cabos de aço tensionados para reduzir a seção das mesmas, redistribuindo e diminuindo os momentos fletores. Com isso possibilitam vencer vãos maiores com menores espessuras de vigas.




A casa grelha de madeira está apoiada em um conjunto de pilares de concreto e está engastada no morro em duas laterais, quase como se brotasse do solo. Nesse ponto de contato o terreno é desenhado por grandes muros de gravidade executados com pedras retiradas do próprio local. Para evitar um número excessivo de pilares nos 2000m2de projeção da estrutura, e para se conseguir visuais mais abertas no jardim inferior, ensaiou-se a utilização de grandes vigas vagão a cada dois módulos, executadas em aço cor-ten e com 11m de comprimento cada. Essas vigas, juntamente com o paisagismo, formam um conjunto importante desta obra.

Um comentário:

  1. Conceituação fraca: -0,2
    Onde estão as vigas vagão no monotrilho? -0,4 (a explicação só fala em vigas guia, e não em vigas vagão)
    Faltou mostrar foto de aplicação na Casa Grelha: -0,1
    Nota: 1,3

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