segunda-feira, 21 de abril de 2014

SISTEMAS ESTRUTURAIS - GRANDES VÃOS PESQUISA ESTRUTURAS EM ARCOS, CABOS E ARCOS E CABOS

ARQUITETURA E URBANISMO - TURMA NA6
SISTEMAS ESTRUTURAIS - GRANDES VÃOS
PESQUISA ESTRUTURAS EM ARCOS + CABOS
Prof.ª MARIA REGINA


GRUPO 1 :
CÉLIA RENATA DA SILVA – 20171470
GISLAINE DA SILVA GUIMARÃES - 8201914
INGRID GUEDES VIEIRA DE MOURA - 20179202
MAYARA TORRES DOS SANTOS - 20405744
PRISCILA MARTINS FRANCESCHINI - 20141445
TANARA BURIN – 10116848


PONTE COM CABOS:

Ponte Samuel Beckett – Dublin


A ponte Samuel Beckett, projetada pelo renomado arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, foi construída para unir Quay Sir John Rogerson, do lado sul do rio Liffey para Guild Street e North Wall Quay na área de Docklands, esta construída por volta de 2007 á 2009 em Dublin.
É uma ponte estaiada, tendo Cabos de aço, sendo 25 frontais de 60mm e 6 traseiros de 145mm. O vão principal da ponte é suportado por cabos duplos e longarinas tubulares cônicos. Também é capaz de num ângulo de 90 graus para passagem de navios, através de um mecanismo de rotação alojado na base do poste.
Na construção dessa ponte o arquiteto buscou mais uma vez um designe inovador, tendo seu mastro e seus cabos em posição que se da o formato de uma harpa, isso para homenagear os irlandeses, devido ser um símbolo proeminente da cultura deles.
"Eu desenvolvi uma grande afinidade pelas pessoas de Dublin, e eu queria que minha próxima ponte mantivesse essa conexão. Eu mantenho minhas sinceras esperanças de que a Ponte Samuel Beckett sirva de monumento em Dublin, honrando seu passado, presente e futuro."
Santiago Calatrava

PONTE COM ARCOS
Ponte Lupu - Xangai


A Ponte Lupo, é uma ponte em arco sobre o rio Huangpu, na cidade de Xangai, China foi construída para ligar Luwan ao distrito de Pudong.
Na época foi considerada a ponte de arco mais longa do mundo com seu vão principal de 550 m e comprimento total de 3.900 m, sendo três pistas em cada sentido. Mas em 2009 perdeu seu título para a Ponte Chaotianmen, em Chongqing com apenas 3 metros a mais.
A ponte por ser de arco e em aço teve um custo muito elevado, pois se utilizou cerca de 35.000 toneladas de aço, o que fez com que a mesma custasse  2,5 bilhões de yuans (302.000.000 de dólares), o que fez com que a construção de uma ponte em arcos fosse vista como desperdício, mas mesmo passando por essas criticas em 2003 a ponte foi inaugurada, e hoje esta não é utilizada apenas para amenizar o congestionamento, mas também como atração turística.

PONTE DE ARCOS E CABOS
Ponte Infnity Bridge – Reino Unido



A ponte Ponte Infnity Bridge, é uma ponte exclusiva para pedestres e ciclistas sobre o rio Tees , no bairro de Stockton-on-Tees , no nordeste da Inglaterra.
O projeto da passarela como se chamava na época, foi escolhido através de um concurso de arquitetura, e neste se prezava que fosse uma passarela de prestigio e que se tornasse um ícone para a cidade, após muitos projetos excluídos por não atenderem aos requisitos, dois foram considerados bem sucedidos, era por Expedição Engenharia e Spence Associates, mas quem deu continuidade ao projeto foi Expedição Engenharia.
Projetando uma passarela com o tabuleiro de 5 m de largura e 4 m entre seus corrimãos. O principal arco da ponte é de 120 m de comprimento, pesando 300 toneladas, 32 m de altura com o seu top 40 m acima do T e do arco curto é de 60 m de comprimento e 16 m de altura. Os cabides (conta-gotas) são espaçados de 7,5 m entre si e são feitos a partir de 30 mm de diâmetro do cabo de aço de alta resistência bobina bloqueado.
Quatro expostos, pós-alta resistência tensionada cabos laço de aço fechados correm ao lado do deck para amarrar as bases dos arcos juntos, pré-esforço das seções da plataforma de concreto.  Os cabos de laço são 90 mm ​​de diâmetro no grande arco e 65 milímetros sobre o menor. As seções de convés concreto agregado são 7,5 m de comprimento e para baixo até 125 mm de espessura em alguns lugares, tornando-se uma das mais finas superfícies. Então para garantir qualquer oscilação da ponte este pavimento é controlado, e para isso foi montado no lado de baixo da ponte, sete amortecedores de massa sintonizados - um sobre o arco curto, e seis sobre o maior pesando 5 toneladas no total. Os amortecedores de massa controlam a horizontal, bem como oscilações verticais - uma característica necessária apenas em pontes muito finas.
Além de toda arquitetura que a ponte apresenta, também existe um efeito especial em sua iluminação, onde espelha sobre as águas do Rio o símbolo do infinito, isso devido aos ângulos de visão que os arcos proporcionam sobre as aguas, e foi dai que se inspirou o seu nome.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://prezi.com/tnhuxwxelluf/ponte-samuel-beckett/
http://megaengenharia.blogspot.com.br/2012/08/ponte-samuel-beckett-dublin.html
http://megaengenharia.blogspot.com.br/2014/04/ponte-lupu-xangai.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Lupu_Bridge
http://en.wikipedia.org/wiki/Infinity_Bridge

http://megaengenharia.blogspot.com.br/2013/06/ponte-da-infinidade-inglaterra.html



Um comentário:

  1. Poucos comentários técnicos sobre o sistema estrutural usado em cada caso (-0,3). Na primeira obra, faltou mostrar foto da ponte aberta, quando se justifica o formato do pilar em questão (caso contrário, a solução não tem lógica (-0,2). Nota: 1,5

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