ARQUITETURA E URBANISMO - TURMA NA6
SISTEMAS
ESTRUTURAIS - GRANDES VÃOS
PESQUISA ESTRUTURAS
EM ARCOS + CABOS
Prof.ª MARIA REGINA
GRUPO 1 :
CÉLIA RENATA DA SILVA – 20171470
GISLAINE DA SILVA GUIMARÃES - 8201914
INGRID GUEDES VIEIRA DE MOURA - 20179202
MAYARA TORRES DOS SANTOS - 20405744
PRISCILA MARTINS FRANCESCHINI - 20141445
TANARA BURIN – 10116848
PONTE COM CABOS:
Ponte Samuel Beckett – Dublin
A ponte Samuel Beckett, projetada
pelo renomado arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, foi construída para
unir Quay Sir John Rogerson, do lado sul do rio Liffey para Guild Street e
North Wall Quay na área de Docklands, esta construída por volta de 2007 á 2009
em Dublin.
É uma ponte estaiada, tendo Cabos
de aço, sendo 25 frontais de 60mm e 6 traseiros de 145mm. O vão principal da
ponte é suportado por cabos duplos e longarinas tubulares cônicos. Também é
capaz de num ângulo de 90 graus para passagem de navios, através de um
mecanismo de rotação alojado na base do poste.
Na construção dessa ponte o
arquiteto buscou mais uma vez um designe inovador, tendo seu mastro e seus
cabos em posição que se da o formato de uma harpa, isso para homenagear os
irlandeses, devido ser um símbolo proeminente da cultura deles.
"Eu desenvolvi uma grande afinidade pelas pessoas de Dublin, e eu
queria que minha próxima ponte mantivesse essa conexão. Eu mantenho minhas
sinceras esperanças de que a Ponte Samuel Beckett sirva de monumento em Dublin,
honrando seu passado, presente e futuro."
Santiago Calatrava
PONTE COM ARCOS
Ponte Lupu - Xangai
A Ponte Lupo, é uma ponte em arco
sobre o rio Huangpu, na cidade de Xangai, China foi construída para ligar Luwan
ao distrito de Pudong.
Na época foi considerada a ponte de
arco mais longa do mundo com seu vão principal de 550 m e comprimento total de
3.900 m, sendo três pistas em cada sentido. Mas em 2009 perdeu seu título para
a Ponte Chaotianmen, em Chongqing com apenas 3 metros a mais.
A ponte por ser de arco e em aço
teve um custo muito elevado, pois se utilizou cerca de 35.000 toneladas de aço,
o que fez com que a mesma custasse 2,5
bilhões de yuans (302.000.000 de dólares), o que fez com que a construção de
uma ponte em arcos fosse vista como desperdício, mas mesmo passando por essas
criticas em 2003 a ponte foi inaugurada, e hoje esta não é utilizada apenas
para amenizar o congestionamento, mas também como atração turística.
PONTE DE ARCOS
E CABOS
Ponte Infnity
Bridge – Reino Unido
A ponte Ponte Infnity Bridge, é uma
ponte exclusiva para pedestres e ciclistas sobre o rio Tees , no bairro de
Stockton-on-Tees , no nordeste da Inglaterra.
O projeto da passarela como se
chamava na época, foi escolhido através de um concurso de arquitetura, e neste
se prezava que fosse uma passarela de prestigio e que se tornasse um ícone para
a cidade, após muitos projetos excluídos por não atenderem aos requisitos, dois
foram considerados bem sucedidos, era por Expedição Engenharia e Spence
Associates, mas quem deu continuidade ao projeto foi Expedição Engenharia.
Projetando uma passarela com o
tabuleiro de 5 m de largura e 4 m entre seus corrimãos. O principal arco da
ponte é de 120 m de comprimento, pesando 300 toneladas, 32 m de altura com o
seu top 40 m acima do T e do arco curto é de 60 m de comprimento e 16 m de
altura. Os cabides (conta-gotas) são espaçados de 7,5 m entre si e são feitos a
partir de 30 mm de diâmetro do cabo de aço de alta resistência bobina
bloqueado.
Quatro expostos, pós-alta
resistência tensionada cabos laço de aço fechados correm ao lado do deck para
amarrar as bases dos arcos juntos, pré-esforço das seções da plataforma de concreto.
Os cabos de laço são 90 mm de diâmetro
no grande arco e 65 milímetros sobre o menor. As seções de convés concreto
agregado são 7,5 m de comprimento e para baixo até 125 mm de espessura em
alguns lugares, tornando-se uma das mais finas superfícies. Então para garantir
qualquer oscilação da ponte este pavimento é controlado, e para isso foi montado
no lado de baixo da ponte, sete amortecedores de massa sintonizados - um sobre
o arco curto, e seis sobre o maior pesando 5 toneladas no total. Os amortecedores
de massa controlam a horizontal, bem como oscilações verticais - uma
característica necessária apenas em pontes muito finas.
Além de toda arquitetura que a
ponte apresenta, também existe um efeito especial em sua iluminação, onde
espelha sobre as águas do Rio o símbolo do infinito, isso devido aos ângulos de
visão que os arcos proporcionam sobre as aguas, e foi dai que se inspirou o seu
nome.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://prezi.com/tnhuxwxelluf/ponte-samuel-beckett/
http://megaengenharia.blogspot.com.br/2012/08/ponte-samuel-beckett-dublin.html
http://megaengenharia.blogspot.com.br/2014/04/ponte-lupu-xangai.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Lupu_Bridge
http://en.wikipedia.org/wiki/Infinity_Bridge
http://megaengenharia.blogspot.com.br/2013/06/ponte-da-infinidade-inglaterra.html
Poucos comentários técnicos sobre o sistema estrutural usado em cada caso (-0,3). Na primeira obra, faltou mostrar foto da ponte aberta, quando se justifica o formato do pilar em questão (caso contrário, a solução não tem lógica (-0,2). Nota: 1,5
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