quinta-feira, 10 de abril de 2014

SISTEMAS ESTRUTURAIS GRANDES VÃOS - BRUNO SOUZA E FELIPE HENRIQUE

Nomes: Bruno H. Souza de Araujo – RA 20251779          

            Felipe Henrique Pereira    –   RA 20109258

Ponte Estaiada Mario Frias de Oliveira


Construída com 500 toneladas de cabo de aço, a Ponte Estaiada Otavio Frias de Oliveira cruza o rio Pinheiros ligando o bairro do Brooklin com Complexo Viário Real Parque. Possui um mastro em formato de X com altura equivalente de um prédio de 46 andares,  e  tem duas pistas estaiadas em curvas independentes  de  1400 metros em cada.  É a única ponte estaiada do mundo com duas pistas curvas ligadas a um mesmo mastro.
Sua iluminação noturna é composta por uma fileira de holofotes e a parte interna do mastro conta com luzes coloridas. Tem a capacidade para receber até 4000 veiculos hora em cada pista.
A Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira se tornou rapidamente um marco paulistano, com seus 138 metros de altura e 144 cabos de aço pintados de amarelo.

Ponte Juscelino Kubischeck



Criada pelo arquiteto Alexandre Chan, a Ponte Juscelino Kubitschek ou Ponte JK como é mais conhecida, está localizada em Brasília e atravessa o Lago Paranoá.
É uma das primeiras pontes com estais do Brasil. Seus três arcos metálicos que constituem a parte central tem 16 estais em cada um. A ponte tem 1200 metros de comprimento e 24 metros de largura, duas pistas com 1,5 metros de largura em suas laterais, para pedestres e ciclistas e três faixas para carros.

Ponte Passagem da Represa Hoover



O tabuleiro tem cerca de 600 m de comprimento foi construído sobre um arco duplo de concreto armado em pré-esforço com 320 m de vão. O aço foi muito importante na construção das vigas na sustentação, em formas de cabos, do arco de concreto. Esta estrutura massiva, que exigiu 7300 toneladas de aço de reforço, 600 km de cabo de aço e 23 mil metros cúbicos de betão, situa-se a 270 m acima do Rio Colorado, sendo a sétima ponte mais alta do mundo.
Os pilares extremos têm cerca de 90 metros de altura. O projeto e construção custaram 240 milhões de dólares e envolveu, de forma permanente ao longo de 5 anos, 1200 operários e 300 engenheiros.
O reforço duplo do arco apresenta as mais altas colunas de concreto pré-moldado segmentar no mundo. A superestrutura de aço leve permitiu uma montagem rápida e reduziu a demanda de carga morta no arco para oferecer uma construção eficiente e econômica.

Um comentário:

  1. Poucos comentários técnicos a respeito de cada obra, falando dos sistemas estruturais em si (-0,3); duas obras repetidas (-2 * 0,2)
    Nota: 1,3

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