terça-feira, 8 de abril de 2014

Estruturas em arcos e cabos - Grupo (Raphael Artagoitia, Felipe Neves, Bruno Vallim, Caio Cezar, Guilherme Cezário)

Viaduto de Millau


 França, 2004.
Foster & Partners.                                   
 Projetada pelo arqui­teto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviá­ria do mundo, com 343 metros de altura.
A construção do tabuleiro foi realizada em solo, e depois deslocada de torre em torre: ao todo oito torres temporárias foram construídas com aço, provendo sus­tentação adicional.
       


O deslocamento deu-se por um sis­tema hidráulico que empurrava lentamente as seções do tabuleiro: a cada 4 minutos a plataforma se movia 600 mm. Esse deslocamento acontecia a partir das duas extremidades da ponte, até que as seções “empur­radas” se encontrassem num ponto acima do Rio Tarn. A atenção às condições climá­ticas foi crucial para realizar esta operação, já que o local podia sofrer ventos de até 130 km/h que prejudicariam o movimento das seções.
  
Ponte do Rio Zhijinghe
China, 2009.
A ponte do rio Zhijinghe é a ponte em arco mais alta do mundo, com 294 metros de altura, localizada na região de Três Gargantas, na China, na rodovia G50 Expressway Xangai, entre as cidades de Yesanguan e Dazhiping.
Com um vão principal de 430 metros a ponte é também uma das 10 pontes em arco, mais longas do mundo. Foi inaugurado no dia 28 de novembro de 2009, a ponte tem sua entrada e saída, a partir de túneis que cortam as montanhas.
A ponte foi feita com oito tubos de aço de grandes dimensões que correm ao longo da parte de baixo do arco, inicialmente ocos. Uma vez que o arco foi fechado, o concreto foi bombeado para estes tubos de baixo para cima.
Usado pela primeira vez pelos chineses em 1990, eles têm refinado e aperfeiçoou a técnica e agora usá-lo na maioria de suas pontes em arco de aço. Uma vez endurecido, o concreto se solidifica e endurece o arco e melhora da resistência à compressão de toda a estrutura.


  
Estádio de Wembley
Reino Unido, 2007.
Foster & Partners.
                                   
O novo Estádio de Wembley será o primeiro de uma nova geração de estádios, com infra-estruturas únicas no mundo, incluindo espaços para banquetes, locais para reuniões e outras salas multifuncionais, bem como instalações para grandes coberturas da mídia. O design do edifício baseia-se nas linhas do antigo estádio.
A estrutura do teto é suportada por um arco de 135 metros que se eleva acima do estádio, numa tentativa de substituir as torres gêmeas, símbolo do antigo edifício. Iluminado à noite, o arco é visível em vários pontos de Londres. A estrutura do arco suporta 60% do peso total do teto principal. 


 - O arco tem um comprimento de 315 metros, com 135 metros de altura e um peso de 1750 toneladas, o que faz dele a maior estrutura em comprimento do mundo a suportar a cobertura de um estádio. Para este comprimento, a estrutura do arco usa aproximadamente dois terços mais da quantidade de aço que outros suportes convencionais. 
- O arco inclina-se assimetricamente para Norte, liberando a área da cobertura retrátil nos lados Sudeste e Oeste do estádio.
- O arco é visível do centro de Londres e cria um novo símbolo para o Estádio de Wembley. Pode ser iluminado à noite por projetores de luz instalados no seu interior.
- Possui ainda um dispositivo eletrônico interno que permite acesso para manutenção de todas as suas partes.



Um comentário:

  1. Nota: 1,5 de 2
    Comentários poderiam ser mais aprofundados tecnicamente.

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