Viaduto de Millau
França, 2004.
Foster & Partners.
Projetada
pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel
Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343 metros de
altura.
A
construção do tabuleiro foi realizada em solo, e depois deslocada de torre em
torre: ao todo oito torres temporárias foram construídas com aço, provendo sustentação
adicional.
O
deslocamento deu-se por um sistema hidráulico que empurrava lentamente as
seções do tabuleiro: a cada 4 minutos a plataforma se movia 600 mm. Esse
deslocamento acontecia a partir das duas extremidades da ponte, até que as
seções “empurradas” se encontrassem num ponto acima do Rio Tarn. A atenção às
condições climáticas foi crucial para realizar esta operação, já que o local
podia sofrer ventos de até 130 km/h que prejudicariam o movimento das seções.
Ponte do Rio Zhijinghe
China, 2009.
A ponte do
rio Zhijinghe é a ponte em arco mais alta do mundo, com 294 metros de altura,
localizada na região de Três Gargantas, na China, na rodovia G50 Expressway
Xangai, entre as cidades de Yesanguan e Dazhiping.
Com um vão
principal de 430 metros a ponte é também uma das 10 pontes em arco, mais longas
do mundo. Foi inaugurado no dia 28 de novembro de 2009, a ponte tem sua entrada
e saída, a partir de túneis que cortam as montanhas.
A ponte
foi feita com oito tubos de aço de grandes dimensões que correm ao longo da
parte de baixo do arco, inicialmente ocos. Uma vez que o arco foi fechado, o
concreto foi bombeado para estes tubos de baixo para cima.
Usado pela primeira vez pelos chineses em 1990, eles têm refinado e
aperfeiçoou a técnica e agora usá-lo na maioria de suas pontes em arco de aço.
Uma vez endurecido, o concreto se solidifica e endurece o arco e melhora da resistência
à compressão de toda a estrutura.
Estádio de Wembley
Foster & Partners.
O novo
Estádio de Wembley será o primeiro de uma nova geração de estádios, com
infra-estruturas únicas no mundo, incluindo espaços para banquetes, locais para
reuniões e outras salas multifuncionais, bem como instalações para grandes
coberturas da mídia. O design do edifício baseia-se nas linhas do antigo
estádio.
A estrutura do teto é
suportada por um arco de 135 metros que se eleva acima do estádio, numa
tentativa de substituir as torres gêmeas, símbolo do antigo edifício. Iluminado
à noite, o arco é visível em vários pontos de Londres. A estrutura do arco
suporta 60% do peso total do teto principal.
- O arco tem um comprimento
de 315 metros, com 135 metros de altura e um peso de 1750 toneladas, o que faz
dele a maior estrutura em comprimento do mundo a suportar a cobertura de um
estádio. Para este comprimento, a estrutura do arco usa aproximadamente dois
terços mais da quantidade de aço que outros suportes convencionais.
- O arco inclina-se assimetricamente para Norte, liberando a área da cobertura
retrátil nos lados Sudeste e Oeste do estádio.
- O arco é visível do centro de Londres e cria um novo símbolo para o Estádio de Wembley. Pode ser iluminado à noite por projetores de luz instalados no seu interior.
- Possui ainda um dispositivo eletrônico interno que permite acesso para manutenção de todas as suas partes.
- O arco é visível do centro de Londres e cria um novo símbolo para o Estádio de Wembley. Pode ser iluminado à noite por projetores de luz instalados no seu interior.
- Possui ainda um dispositivo eletrônico interno que permite acesso para manutenção de todas as suas partes.
Nota: 1,5 de 2
ResponderExcluirComentários poderiam ser mais aprofundados tecnicamente.