Componentes - GRUPO 6:
Andressa Cazotti – RA
20148681
Angela de Roma - RA
10101145
Ariella Piffer - RA
20131920
Flávia da Conceição – RA
20160392
Juliana Fernandes – RA 09103678
Pedro Galdiosi
Pedro Galdiosi
ARQUITETURA E URBANISMO - TURMA N6A
SISTEMAS
ESTRUTURAIS - GRANDES VÃOS
PESQUISA ESTRUTURAS EM ARCOS + CABOS
PROFESSORA MARIA REGINA
Ponte JK - DF - Brasília / Brasil
A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá
e São Sebastião à parte central do Plano Piloto, através do Eixo Monumental,
atravessando o Lago Paranoá.
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, pelo Arquiteto Alexandre Chan, ela
tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com
duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas
laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e
comprimento total dos vãos de 720 metros
A estrutura da ponte possui 4 pilares submersos no lago Paranoá e 3 vãos
com 240m sustentados por 3 arcos assimétricos em planos diferentes, os cabos
tensionados em aço colocados de forma cruzada forma um plano parabólico.
A fundação dos acessos é
constituída por quatro tubulões de ar comprimido com 1,60m de diâmetro, a
fundação dos arcos teve de alcançar solo estável em grande profundidade com um
conjunto de 30 tubulações verticais com camisa metálica de 1,90m de diâmetro.
As estacas tem 60m de comprimento, por conta dos esforços resultantes da base.
A fundação dos pilares exigiu o projeto de um bloco de grandes dimensões vazado, com
comprimento de 37,90 metros, largura de 21,70 metros e altura de 4,60 metros,
compreendendo um conjunto de 84 estacas, sendo 26 verticais e 58 inclinadas. Foi
necessária a elaboração de um projeto para um bloco com largura de 21,90
metros, comprimento de 39,90 metros e altura de 4,60 metros, compreendendo um
conjunto de 90 estacas, sendo 24 na vertical e 66 inclinadas.
Os blocos de fundação
medem 23 x 30 x 3,5m e foi executado fora da água em concreto e instalado a
80cm abaixo da cota base do lago.
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Os pilares dos acessos são em forma de losango oco com dim. 11,0 x 2,5 m e paredes de 25cm. Os pilares principais são inclinados com mesmo angulo dos arcos e dimensões de 13,20 x 2,0m. Os outros pilares apoiam-se no bloco de fundação dos arcos.
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Foram executadas em um
total de 9 torres de apoio provisórias que dividem os vãos de 240m em 4 vãos de
48m e 52m, eram em estrutura metálica e em formato de prisma triangular e
estruturavam o tabuleiro metálico durante a fase de construção.
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
O tabuleiro dos acessos tem extensão de 214,3
metros cada, com vãos centrais de 45 metros e dois vãos extremos com 38 e 41,3
metros. A estrutura metálica é solidarizada à laje em placas de concreto
moldado formando uma estrutura mista com altura de 3,00 metros.
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
As vias foram fabricadas
com chapas de espessuras de 12,5 mm e 1,60mm e
enrijecidas por nervuras longitudinais em “Y” espaçadas de 60 cm, estão
apoiadas em treliças a cada 4m. Travessas metálicas internas com distância de
20,0 metros para cada ponto de fixação.
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Os 3 arcos tem 24m de largura em
seção transversal a base do arco mede 6,5 x 5,0m e 5,0 x 3,0 no centro. Eles
são construídos em concreto ate o nível das pistas e metálicos a cima deste
nível, cada arco é composto por 69 módulos que foram montados e soldados em
loco.
Foto:
http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Foto:
http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Foto:
http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Foto:
http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Os cabos foram
distribuídos em pares com distancias de 20m entre eles, a parte inferior é fixa
e a superior permite regulagem.
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/
Sua beleza
arquitetônica impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que
resultou em um projeto estrutural complexo. O responsável pela execução co
projeto foi José Celso Contigo.
Foto: Ariella Piffer, 2010
Foto: Google imagens
Foto: Google imagens
Foto: Google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário