terça-feira, 8 de abril de 2014

SISTEMAS ESTRUTURAIS - GRANDES VÃOS PESQUISA ESTRUTURAS EM ARCOS + CABOS - Ponte JK - DF - Brasília / Brasil

Componentes - GRUPO 6:
Andressa Cazotti – RA 20148681
Angela de Roma - RA 10101145
Ariella Piffer - RA 20131920
Flávia da Conceição – RA 20160392
Juliana Fernandes – RA 09103678
Pedro Galdiosi

ARQUITETURA E URBANISMO - TURMA N6A
SISTEMAS ESTRUTURAIS - GRANDES VÃOS
PESQUISA ESTRUTURAS EM ARCOS + CABOS
PROFESSORA MARIA REGINA

Ponte JK - DF - Brasília / Brasil

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, pelo Arquiteto Alexandre Chan, ela tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros
A estrutura da ponte possui 4 pilares submersos no lago Paranoá e 3 vãos com 240m sustentados por 3 arcos assimétricos em planos diferentes, os cabos tensionados em aço colocados de forma cruzada forma um plano parabólico. 
            A fundação dos acessos é constituída por quatro tubulões de ar comprimido com 1,60m de diâmetro, a fundação dos arcos teve de alcançar solo estável em grande profundidade com um conjunto de 30 tubulações verticais com camisa metálica de 1,90m de diâmetro. As estacas tem 60m de comprimento, por conta dos esforços resultantes da base.
            A fundação dos pilares exigiu o projeto de um bloco de grandes dimensões vazado, com comprimento de 37,90 metros, largura de 21,70 metros e altura de 4,60 metros, compreendendo um conjunto de 84 estacas, sendo 26 verticais e 58 inclinadas. Foi necessária a elaboração de um projeto para um bloco com largura de 21,90 metros, comprimento de 39,90 metros e altura de 4,60 metros, compreendendo um conjunto de 90 estacas, sendo 24 na vertical e 66 inclinadas.
            Os blocos de fundação medem 23 x 30 x 3,5m e foi executado fora da água em concreto e instalado a 80cm abaixo da cota base do lago.

Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/


            Os pilares dos acessos são em forma de losango oco com dim. 11,0 x 2,5 m e paredes de 25cm. Os pilares principais são inclinados com mesmo angulo dos arcos e dimensões de 13,20 x 2,0m. Os outros pilares apoiam-se no bloco de fundação dos arcos.

Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/


            Foram executadas em um total de 9 torres de apoio provisórias que dividem os vãos de 240m em 4 vãos de 48m e 52m, eram em estrutura metálica e em formato de prisma triangular e estruturavam o tabuleiro metálico durante a fase de construção.

 
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/

  
O tabuleiro dos acessos tem extensão de 214,3 metros cada, com vãos centrais de 45 metros e dois vãos extremos com 38 e 41,3 metros. A estrutura metálica é solidarizada à laje em placas de concreto moldado formando uma estrutura mista com altura de 3,00 metros.
  
Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/


            As vias foram fabricadas com chapas de espessuras de 12,5 mm e 1,60mm e enrijecidas por nervuras longitudinais em “Y” espaçadas de 60 cm, estão apoiadas em treliças a cada 4m. Travessas metálicas internas com distância de 20,0 metros para cada ponto de fixação.

Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/


            Os 3 arcos tem 24m de largura em seção transversal a base do arco mede 6,5 x 5,0m e 5,0 x 3,0 no centro. Eles são construídos em concreto ate o nível das pistas e metálicos a cima deste nível, cada arco é composto por 69 módulos que foram montados e soldados em loco.

Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/

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Os cabos foram distribuídos em pares com distancias de 20m entre eles, a parte inferior é fixa e a superior permite regulagem.

Foto: http://ecivilufes.wordpress.com/tag/jk/

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Sua beleza arquitetônica impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que resultou em um projeto estrutural complexo. O responsável pela execução co projeto foi José Celso Contigo.

  
Foto: Ariella Piffer, 2010

Foto: Google imagens

Foto: Google imagens

Foto: Google imagens

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