terça-feira, 3 de junho de 2014

Trabalho Tensoestruturas

Grupo 03
Ancelmo Andrello RA: 20395006
Beatriz Galvao RA 20165307
Fabio Custodio RA 20159765
Felipe Nunes RA 20242182
Lucas Tamarossi RA 20104571
Mayla Accascina RA 20071716

Estrutura Tenda

Obra: Estádio de Patinação de Inzell
Arquitetos: Behnisch Architekten, Pohl Architekten
Localização: Inzell, Alemanha
Material: Membrana: “Low-E”, aço, madeira, vidro


A pista de patinação ja existia e foi reformada em 2011 devido ao Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade no Gelo Single Distance 2011. Depois da reforma o espaço pode acomodar 7000 pessoas, tem uma arena de 200 metros de comprimento e 90 de largura e foi planejada como uma estrutura independente, não tem apoios internos. Assim as pessoas podem apreciar o horizonte devido as suas fachadas de vidro.



A cobertura incorpora um conceito de climatização de energia otimizada, econômica e sustentável da pista de gelo. A parte inferior da cobertura é feita de uma membrana “Low-E” esticada entre as cordas mais baixas de madeira de 10 metros de altura e as treliças de aço.




O tecido da membrana “Low-E” tem a função de refletir a própria radiação térmica fria do gelo de volta para a pista, dessa forma mantem a baixa temperatura da superfície. Ela também maximiza a quantidade de luz natural que esta no estádio 


Estrutura Paraboloide

Obra: Terminal Rodoviário de Brasília
Localização: Brasília 
Material: Estrutura metálica



O terminar rodoviário de Brasília foi inaugurado em Julho de 2010, formado pela empresa Socicam. Ele possui 20mil metros quadrados de área construída e tem o conceito de arquitetura sustentável. Sua cobertura, de estrutura metálica, tem 12mil metros quadrados e é projetado em formato de paraboloide hiperbólico, tem seu centro plano e pontas inclinadas. Para sua construção foram usados clipes deslizantes e telhas zipadas por toda a estrutura em paraboloide que tem caimento de 2%.




A estrutura surgiu do estudo de criar uma estrutura formada por treliças retas onde suas barras são tubos de aço sem costura. Dessa forma o consumo de aço para a realização da estrutura é menor e os apoios ficariam baixos. O aço é um material reciclável e o aço sem costura por ser formado por treliças predomina o esforço de traças e compressão na seção tubular. A cobertura foi feita de telha zipada, que tem três camadas, a inferior e a superior de aço e a do meio de lã de vidro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário