terça-feira, 3 de junho de 2014

Tensoestruturas - Grupo (Raphael Artagoitia, Felipe Neves, Bruno Vallim, Caio Cezar, Guilherme Cezário)

GUILHERME CEZÁRIO – RA 20165287
BRUNO DI BENEDETTO – RA 10124674
RAPHAEL ARTAGOITIA – RA 20163170
FELIPE NEVES – RA 20174628
CAIO CÉZAR DE OLIVEIRA – RA 20156288

1. Tensoestruturas:

1.1 - Estrutura com Tenda

Hub Estrela e Hub Tortuga / Atelier Marko Brajovic

Arquitetos: Atelier Marko Brajovic
Localização: Paraty, Rio de Janeiro, Brasil
Produtora: Ninui
Fabricação Inflável: Big Format
Fabricação Escenografía: Clic
Instalação Iluminacção: Xok
Projeção De Video: Visual Farm
Plataformas Piso: Feeling
Ano Do Projeto: 2012

O projeto de arquitetura e cenografia para o evento Virada Digital 2012 está integrado num conceito geral de um espaço multi-sensorial e narrativo. Uma experiência imersiva onde o público se converte em "jogadores" ativos criando e recriando o tempo real, o espaço, mediante a manipulação de sistemas de iluminação e instalações audiovisuais.

Courtesy of Atelier Marko Brajovic

A arquitetura como interface, como prolongação do espaço virtual e vice-versa. O entorno natural que recebeu o evento corresponde com um clima de fortes ventos e uma incidência solar típica para essa latitude no lado sudeste brasileiro. Consiste em dois módulos infláveis de 80m² e outro de 400m², feitos de membranas de polímero e um sistema de iluminação incrustado de LED RGB.

Courtesy of Atelier Marko Brajovic

Utilizamos softwares geradores para aproximar nossas formas finais e exteriores a organismos naturais. As membranas são aerodinâmicas e podem se dobrar segundo os golpes do vento lateral, absorver a força das chuvas verticais e controlar a luz solar natural através do uso de diferentes polímeros combinados na mesma "pele". No interior, a mesma membrana é utilizada como superfície de projeção para a iluminação e a informação.

 Courtesy of Atelier Marko Brajovic

    Axonométrica

 Courtesy of Atelier Marko Brajovic

    Corte

    Elevação



Planta

Webgrafia:

"Hub Estrela e Hub Tortuga / Atelier Marko Brajovic" [Hub Estrela y Hub Tortuga / Atelier Marko Brajovic] 16 May 2013. ArchDaily. Accessed 3 Jun 2014. <http://www.archdaily.cn/br/01-83612/hub-estrela-e-hub-tortuga-atelier-marko-brajovic>





1.2 - Estrutura com Paraboloide


Centro Heydar Aliyev / Zaha Hadid Architects

Arquitetos: Zaha Hadid Architects
Localização: Baku, Azerbaijan
Projeto: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
Arquiteto Encarregado: Saffet Kaya Bekiroglu
Cliente: Azerbaijão 
Área: 101.801,0 m²
Ano: 2013

Como parte da antiga União Soviética, o urbanismo e a arquitetura de Baku, capital do Azerbaijão, na costa ocidental do Mar Cáspio, foi fortemente influenciada pelo planejamento daquela época. Desde a sua independência em 1991, o Azerbaijão tem investido fortemente na modernização e desenvolvimento de infra-estrutura e arquitetura de Baku, a partir do legado das diretrizes do Modernismo Soviético.
Zaha Hadid Architects foi escolhido como escritório responsável pelo projeto do Centro de Heydar Aliyev a partir de um concurso em 2007. O centro, concebido para se tornar o edifício principal para programas culturais da nação, quebra as ordens rígidas da arquitetura soviética que é tão presente em Baku, aspirando expressar a sensibilidade da cultura Azeri e o otimismo de um país que olha para o futuro.
© Hufton + Crow

Geometria, estrutura, materialidade
Um dos elementos mais críticos e desafiadores do projeto foi o desenvolvimento da pele do edifício. A nossa ambição de alcançar uma superfície de forma contínua, que parece homogênea, precisou de uma ampla gama de diferentes lógicas e sistemas técnicos de construção. O domínio da computação gráfica avançada permitiu o controle contínuo e comunicação dessas complexidades entre os inúmeros participantes do projeto.
© Iwan Baan
O Centro Heydar Aliyev é composto principalmente por dois sistemas: uma estrutura de concreto combinada com um sistema de treliças espaciais. A fim de alcançar grandes espaços livres de colunas que permitem que o visitante experimente a fluidez interior, os elementos estruturais verticais são absorvidos pelo sistema de envelope e pela cortina de concreto. A geometria da superfície particular promove soluções estruturais não convencionais, tais como a introdução de colunas curvas para alcançar a casca inversa da superfície do solo para o oeste do edifício.
O sistema de treliças espaciais permitiu a construção de uma estrutura em forma livre com economia de tempo significativa durante o processo de construção, enquanto que a subestrutura foi desenvolvida para incorporar uma relação flexível entre a grelha rígida da treliça e dos espaços exteriores. Estas emendas foram obtidas a partir de um processo de racionalização da geometria complexa, uso e estética do projeto. Concreto Reforçado com Fibra de Vidro (GFRC) e Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) foram escolhidos como materiais de revestimento ideal, pois possibilitam a poderosa plasticidade do projeto do edifício, respondendo a diferentes demandas funcionais relacionadas a uma variedade de situações: praça, zonas de transição e envelope.


© Hélène Binet

Nesta composição arquitetônica, se a superfície é a música, então as costuras entre os painéis são o ritmo. Numerosos estudos foram realizados sobre a geometria da superfície para racionalizar os painéis, mantendo a continuidade ao longo do edifício e da paisagem. As costuras promovem uma maior compreensão da escala do projeto. Elas enfatizam a contínua transformação e movimento implícito de sua geometria fluida, oferecendo uma solução pragmática para as questões práticas de construção, tais como fabricação, manuseio, transporte e montagem; e respondendo a questões técnicas, tais como acomodar o movimento devido à deflexão, cargas externas, mudança de temperatura, atividades sísmicas e cargas de vento.
Para enfatizar o relacionamento contínuo entre exterior e interior do edifício, a iluminação do Centro Heydar Aliyev foi cuidadosamente projetada. A estratégia de iluminação diferencia a leitura do edifício durante o dia e a noite. Durante o dia, o volume do edifício reflete luz, alterando constantemente a aparência do Centro de acordo com a hora do dia e da perspectiva da visão. O uso de vidro semi-reflexivo oferece vislumbres tentadores do interior, despertando a curiosidade, sem revelar a trajetória dos espaços interiores.
Como todos os nossos trabalhos, o projeto do Centro Heydar evoluiu a partir de nossas pesquisas da topografia do local e o papel do Centro dentro de sua paisagem cultural mais ampla. Ao empregar essas relações articuladas, o projeto está inserido neste contexto, desdobrando as possibilidades culturais futuras para a nação.
 © Iwan Baan
 Corte A-A

 Corte D-D

 Corte G-G


Planta do térreo

Webgrafia:

"Centro Heydar Aliyev / Zaha Hadid Architects " [Heydar Aliyev Center / Zaha Hadid Architects] 19 Nov 2013. ArchDaily. Accessed 4 Jun 2014. <http://www.archdaily.com.br/br/01-154169/centro-heydar-aliyev-zaha-hadid-architects>





















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