domingo, 8 de junho de 2014

Estruturas em Tendas e Parabolóides - Amanda Gasparini RA: 20148095 Milena Ruiz RA: 20166418


Amanda Gasparini RA: 20148095

Milena Ruiz RA: 20166418

PESQUISA ESTRUTURAS EM TENDAS E PARABOLÓIDES
SISTEMAS ESTRUTURAIS - GRANDES VÃOS
ARQUITETURA E URBANISMO - TURMA NA6
PESQUISA ESTRUTURAS EM TENDAS E PARABOLÓIDES
Prof.ª MARIA REGINA


TENDA:

Khan Shatyr

A equipe de projecto
desenvolvedor / contratante Sembol
conceito arquiteto Foster + Partners
conceito estrutural / M & E engenheiro Buro Happold
arquitecto paisagista Charles Funke Associates / Universidade de Ancara
arquiteto executivo Linea Tusavul Arquitetura / Gultekin Arquitetura
engenheiro estrutural estruturas de aço executivo Arce Muhendislik
iluminação Claude R Engle
engenheiro concreto Ozun Proje
projeto Cablenet Teschner Ingenieure
levantamento tripé VSL / Samko
ETFE Vector Foiltec
Engenharia de HVAC Vemeks
elétrica HB Teknik


A estrutura tripé tubular de aço suporta uma rede suspensa de radial de aço e cabos circunferenciais, que é revestido com um envelope ETFE três camadas, formado como almofadas 3,5 x 30 metros - uma solução muito leve, econômico e termicamente eficientes. O material translúcido permite que a luz do dia para lavar o interior, enquanto protegendo-os de extremos climáticos. Área: 100 000m ² Altura: 150 m.60m Tripé perna pesa 351 toneladas.
Cada 70m Tripé perna pesa 211,5 toneladas.
O telhado ETFE e cabo é muito leve e, portanto, eficiente em termos de grandes vãos faria para uma estrutura muito pesada se fosse aço e vidro e pendurando no telhado do tripé todos os cabos são simplesmente em tensão, que é muito eficiente sistema para o aço.
Por causa da natureza da rede de cabo como uma estrutura tensão todo o telhado foi projetado para mover-se como cargas de vento e neve são impostas - toda a estrutura, assim, mover-se -, mas em pequenas quantidades bastante.
12.300 impulsionado pilhas e 94 estacas escavadas sob a fundação.
Peso total (Tripé + Hub + Struts + Top Anel + Cesta + Top Mast) + (Cabos + cabo suporta e fixação) (1.600 toneladas) + (404 toneladas 392 toneladas) = ​​(1.600 toneladas) + (796 toneladas) = ​​2,396 toneladas
Reforçado + Lean / mesa de concreto = 174.000 m³ 431,800 toneladas.









A próxima tarefa era juntar 192 cabos para o anel de suporte no topo do mastro. Os cabos estão emparelhados, que tem duas vantagens. Primeiramente ele mantém o seu diâmetro para baixo, o que significa que eles podem ser dobrados em torno de um raio mais apertado; isto é importante pois eles tinham que caber dentro de um recipiente de tamanho padrão para a viagem para Astana. Além disso, os cabos emparelhados proporcionar uma base estável para os pontos de apoio ETFE.

Na verdade, conectar os cabos ao anel de apoio foi a parte fácil. A tarefa mais difícil foi a pré-stress-los para minimizar a deformação sob carga, e para trabalhar fora do grau de pré-esforço: níveis mais elevados eram necessários no lado mais longo da tenda porque eles tinham que suportar cargas maiores de neve. O objectivo geral é para organizar os cabos de tal maneira que eles iriam manter as tensões no mastro igual em torno da circunferência do edifício.

Os cabos foram ligados a ajustadores de comprimento na base que foram feridas em para o tensionamento final. Mas prender os cabos soltos para os reguladores não era simples como os cabos tiveram que ser içado apertado para a ligação poderia ser feita. Segundo Gultekin, o especialista encarregado de este trabalho não foi devidamente equipado, como ele não tinha trazido guinchos suficientes para permitir que vários cabos para ser anexado ao mesmo tempo ao redor da circunferência. Além disso, os guinchos não estavam à altura da tarefa. Gultekin assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos. "Eu comprei 20 antigos guindastes russos e desmantelou-los para que pudéssemos usá-los para a operação de guincho", diz ele. "Eu disse para o subempreiteiro, 'Vá para casa; vamos fazer o trabalho nós mesmos. "Eles não querem correr o risco."

Com todos os cabos conectados aos reguladores, a tensão foi aumentada progressivamente. Quando eles foram corretamente tensionada, o revestimento ETFE foi instalado. Enquanto isso Sembol estava ocupado a instalação dos acabamentos no interior do edifício para cumprir o prazo de 70 º aniversário de Nazarbayev.

PARABOLOIDE:

L’Oceanografic


Inovação: L'Oceanográfico /-casca fina estrutura de concreto
Localização: Valência, Espanha
Ano: 1996
Por: Felix Candela

Espanhol arquiteto nascido Felix Candela usado-casca fina de concreto armado para criar sua assinatura estruturas parábola hiperbólicas. L'Oceanográfico de Valência, Espanha era o seu projeto final, que foi concluída postumamente (1997). A forma de parábola hiperbólica do telhado foi inspirado no Restaurante Los Manantiales na Cidade do México, que Candela projetado em 1958. Neste edifício, Candela design e estrutura de som integrado. Em seu tempo, a maioria das estruturas do escudo-como teve que ser reforçada com nervuras, que acrescentou à espessura estruturas, e tirou de sua simplicidade. Candela aceitou o desafio de desenvolver um projeto que não contar com esses reforços e que poderia exibir totalmente a estética de uma concha de concreto magro. O projeto de Candela expandiu o papel de concreto armado em edifícios através da integração de suas propriedades estruturais com formas geométricas complexas para criar estruturas elegantes.
Há os telhados do prédio de admissão eo edifício Submarino Restaurante. São dois parabolóides hiperbólicas governaram com lóbulos idênticos (três no edifício Admissão e oito no restaurante), feito de uma folha branca de concreto 12 centímetros de espessura (admissão) ou 6 centímetros de espessura (restaurante) e com uma largura de borda que varia na costela e apoio áreas. Os arcos traçados por bordas das parábolas são muito afiadas, e onde as parábolas mergulhar para o chão, a distância para o topo do telhado é bastante elevada, 12,7 metros no prédio restaurante e imponentes 20,5 metros no prédio Admissão.

Os processos de construção utilizados nas atividades mais importantes e as características diferenciadoras do projeto são os seguintes:

Telhados paraboloid hiperbólicas no Restaurante Submarino ea construção de admissão.
GRC telhado sobre o edifício Seas Ártico.
Instalações de tratamento de água e usina.
Estrutura de madeira laminada no Steak House (o Restaurant Oceanos).
Acrílica.
Sistema de grade espacial no teto dos mares do Ártico, Continental e edifícios chaminé.
Tema trabalho dentro aquários e ao ar livre.













REFERÊNCIAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário