MARIA LUIZA ROZATTI, RA 20276956
Nos foi proposto o desafio de criar uma cobertura de ginásio usando a estrutura pênsil associada a estrutura de membrana tensionada. Inicialmente, o desafio mostrou-se espinhoso, visto que comumente vimos as estruturas pênseis sendo usadas em pontes, como nos exemplos deste blog aqui (clique no aqui).
A estrutura pênsil é formada por cabos de aço, que são flexíveis, e que aguentam grandes esforços pois são resistentes à tração. Os cabos são ancorados e ligados a estruturas fixas por outros cabos.
Tipicamente, vemos grandes torres com os cabos descendo formando um U, que podemos ver como um arco invertido que prevê as deformações da estrutura (estrada, ponte, etc).
As membranas tensionadas são comumente usadas em tendas, pela leveza, flexibilidade e fácil desmontagem.
A Solflex fabrica estas estruturas em alguns materiais como lona, sendo facilmente executado no formato indicado pelo projetista. Algumas arenas da copa, como o Maracanã, possuem coberturas nesse sistema, assim como o paddock do Autódromo de Interlagos.
As membranas não podem ser usadas como base, pois não suportam muito além do peso próprio, ficando reservadas a coberturas e vedações.
Assim como os cabos tensionados, as membranas também funcionam sob tração.
A solução encontrada para elaborar o modelo foi o uso de cabos de cobre amarrados ao suporte de parafusos, estes com uma base metálica que permitia a regulagem da tração dos cabos. Esta estrutura sustentava a membrana tensionada formando assim a cobertura do ginásio com sistemas associados.
Usei como consulta diversas obras além das indicadas acima, e como bibliografia, o livro "Sistemas Estruturais", de Heino Engel. Neste livro, o autor apresenta a partir de texto bilíngue e ilustrações, o funcionamento de inúmeros tipos de estruturas, e dedica um capítulo ao estudo dos sistemas associados (embora não tenha nenhum exemplo da associação usada neste exercício).
Modelo construído:
Nenhum comentário:
Postar um comentário