A atual estação foi
construída entre 1900 e 2010, no lugar da original Estação da Luz de 1867. Sua estrutura
metálica é de ferro fundido que lhe dá sustentação, foi trazida da Inglaterra,
por meio de peças pré-moldadas e montada aqui, a alvenaria é de origem local. Seu projeto é atribuído ao engenheiro
inglês Henry Driver, sendo similar à Flinders Street Station, uma estação existente
em Melbourne, Austrália.
Estação da Luz Estação Flinders Street Station
Figura 1 Figura 2
Figura 3 Figura 4
A cobertura metálica da
Estação da Luz foi a primeira construída no Brasil, ela é toda em arcos
treliçados que vencem o vão de 39 metros e 25 metros de altura do terminal de
passageiros. No topo dos arcos, encontra-se lanternin com claraboia central com
telhas de vidro e no restante do telhado
curvo possui placas de zinco. Os arcos são acompanhados por vigas e consolos de
chapas rebitadas.
Fonte:
Fotos tiradas pelo grupo em visita
Figura 1 e 3: http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2011/05/estacao-da-luz-sao-paulo-sp-brasil.html
Figura 2 e 4: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Melb-_Flinders_St_Station_aerial_view_from_Rialto.JPG
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