terça-feira, 18 de março de 2014

Arcos

Grupo 3
● Surgimento dos Arcos:
Os arcos surgiram na Antiguidade mas foram os Romanos os principais pelo uso. Eles desafiaram o uso do arcos construindo edificações de dimensões monumentais e vencendo grandes vãos na arquitetura.
Criaram grandes construções como os aquedutos, o Coliseu, imensas Catedrais como a Santa Maria del Fiore em Florença, o Pantheon, entre muitas outras.
Foi dai que os arcos começaram a ter seus estilos e caraterísticas, como por exemplo o arco de volta perfeita, o arco sem circular, usados no estilo Românico e Renascentista e o arco quebrado, mas usado no estilo gótico.
O uso do arco foi se expandindo, chegando na arquitetura islâmica, onde o mais usado era o arco de ferradura e diversos outros muito decorados, chegou ao Oriente, China, usado nas dinastias antigas e principalmente nas construções de pontes e ao longo do tempo foram adaptadas e fundidas diversas tipologias de arcos.
● Como funcionam os Arcos:
Arcos são uma combinação de barras curvas onde os esforços são forças normais de compressão podendo agir ao mesmo tempo que os momentos de flexão. Seu formato é curvo e a parte mais alta dele é a parte central. Essa parte central distribui a força do arco em suas bases.
A forma do arco varia conforme o uso de material, da disponibilidade e dos esforços que nela atuam. Os mais usados são o aço e o concreto protendido pois oferecem uma possibilidade para construção de maiores vãos.
O principal esforço que o arco sofre é o de compressão, mas ele pode sofrer outros esforços como o foça cortante e o momento fletor, chamados  de carregamento não balanceado. Sendo assim se o arco é maior, seu vão e peso são maiores, então maiores são suas reações de apoio. 
Os arcos podem ser:
- Isostáticos: quando possuem dois apoios fixos com uma articulação entre os apoios.
- Hiperestático Biengastado: com engastes nas extremidades e três vezes hiperestático.

- Hiperestático Biarticulado: com apoios fixos nas extremidades e uma vez hiperestático.
- Hiperestático Atirantado: tem um apoio fico e um móvel, ligados por um tirante e uma vez hiperestático.
- Com uma articulação: biengastado com uma articulação intermediaria.

● Vantagens e desvantagens dos arcos.
Vantagens dos arcos hiperestáticos: são mais econômicos.
Desvantagens: podem sofrer alterações pois seus esforços são mais sensíveis a recalques de apoio e à variações de temperaturas.
Quando não há recalques de apoio o mais aconselhável é o arco engastado, quando há recalque o melhor para uso são arcos triarticulados ou atirantados e quando há pouco recalque o melhor é o arco biarticulado.
Vantagens do arco isostático: suportam grandes recalques de apoio.

Desvantagens do arco isostático: são mais caros.

Fotos:
Arcos Shopping Market Place



Arcos Terminal de Pinheiros




Um comentário:

  1. 1,5 de 2,0: faltou uma imagem e conteúdo bastante simplificado para um grupo tão grande.
    Créditos cedidos ao grupo 3.

    ResponderExcluir