domingo, 23 de março de 2014

Estruturas em Arco



Grupo 06


Sobre estruturas em arco, explique:


Como funcionam?

   O Arco é uma estrutura arquitetônica de forma de curva que permite vencer o espaço entre dois pontos, em geral colunas ou pilares. O potencial dessa técnica permite empregar menos colunas e pilares, e assim, ampliar o espaço do vão.
   Funciona em compressão e transporta o peso da construção para os pilares de suporte e para os lados (empuxo lateral e diagonal). O arco é composto por blocos em cunha que, colocados adjacentemente, se travam uns aos outros em compressão e mantêm a forma em curva.




Por que e como surgiram?

   Os arcos surgiram da arte etrusca e foram desenvolvidos para diminuir a utilização das colunas gregas e aumentar os espaços internos. O arco ampliou o vão entre uma coluna e outra e a tensão do centro do teto ficou concentrado de forma homogênea.




O que pode levar um arco à ruína?

   O bloco situado no centro do arco, a chave, é o último elemento a ser colocado e o que permite que a estrutura se trave e a forma se mantenha. Até a colocação desse elemento é usada uma armação provisória que serve de molde e que apoiam a estrutura até à consolidação final com a chave. 
    Caso os cálculos tenham sido mal efetuados a estrutura pode desmoronar após a remoção do molde.





Um comentário:

  1. 0,5 de 2,0: conteúdo muito simplificado e faltaram as fotos de duas obras com arcos.
    Créditos para grupo 6.

    ResponderExcluir